Resumo:
Esta pesquisa inicia-se com uma reflexão conceitual entre os termos moda, design e design thinking, visando desenvolver uma proposta de modelo baseada no design thinking para aplicação em micro e pequenas empresas que desenvolvem produtos de moda, estas localizadas na região do extremo sul de Santa Catarina, Brasil. O modelo proposto foi direcionado ao setor de desenvolvimento de produto, sendo praticada especificamente no momento de conceber uma nova coleção. O intuito é gerar ideias inovadoras, além de renovar as estratégias empresariais, em que principia na criação de novos produtos até a coleção estar definida para ser produzida em série. Os dados para a concepção do modelo foram obtidos do entrecruzamento de referências teórico-bibliográficas e da aquisição de informações por meio de uma entrevista semiestruturada, de caráter exploratório direcionada a um profissional da região com experiência na área de design thinking. Após a produção dos dados, foi efetuada a seleção das ferramentas geradoras de ideias a serem inseridas ao modelo, definição das etapas no setor de desenvolvimento de produto, e ainda a inserção dos princípios da abordagem do design thinking. A motivação do estudo provém da experiência de intercâmbio internacional realizado em Portugal no Instituto Politécnico do Porto no ano de 2017, a qual oportunizou o contato da autora com a abordagem do design thinking.