Resumo:
O crescente mercado da alimentação fora do lar atrai empreendedores que disputam os
clientes em um ambiente competitivo e exigente. Diante dos desafios da rotina desse setor, a
gestão de custos, do preço de venda e a implantação de ações promocionais estratégicas são
fundamentais para o sucesso da organização. Para tanto, esta pesquisa propõe analisar a
engenharia de cardápio de Smith-Kasavanas em um restaurante à la carte localizado em
Florianópolis/SC, a fim de demonstrar a importância dessa ferramenta como instrumento para
apoio à decisão no setor de alimentos e bebidas. Foi realizado um estudo de caso,
caracterizada como qualitativa e descritiva. Os dados foram obtidos a partir dos relatórios
fornecidos pelo estabelecimento. Os principais resultados apontaram um conjunto de ações
estratégicas baseadas em referenciais teóricos e subsidiados pela análise dos gráficos
resultantes, bem como a divulgação ativa de produtos com baixa popularidade, da criação de
incrementos às preparações a fim de legitimar a mudança do preço de venda, quando
necessário, e o vigilante acompanhamento dos produtos que se posicionam nos limites entre
as classificações