Resumo:
A biodiversidade apresenta grande papel na manutenção e na construção de uma
gastronomia identitária, estimulando cadeias produtivas locais. Dentro da
biodiversidade no sul do país, encontra-se a pitangueira (Eugenia uniflora L.), planta
nativa que produz frutos aromáticos com grande versatilidade gastronômica, mas ainda
subutilizada e pouco cultivada com propósito comercial nessa região. Dentro desse
contexto, o presente trabalho objetivou analisar a presença, demanda e procedência da
matéria prima de produtos derivados de pitanga – polpa congelada, sorvete e suco – no
comércio de Florianópolis. Verificou-se a ausência de comercialização da polpa
industrializada em redes de supermercados locais, bem como a reduzida demanda do
suco em casas especializadas do Centro de Florianópolis. Cerca de 28% das sorveterias
avaliadas afirmaram comercializar o sorvete da fruta, com demanda comprovada.
Objetivando avaliar os motivos da rejeição do suco e a ausência da polpa nos
supermercados, realizou-se complementarmente teste de aceitabilidade do suco de
pitanga elaborado a partir da polpa industrial, comparando-se com a polpa extraída
artesanalmente da fruta, bem como com suco de acerola (padrão comparativo). Os
resultados evidenciam que a baixa demanda pelo suco pitanga pode estar relacionada à
qualidade da polpa industrializada