Resumo:
Em 2004 a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura
(UNESCO) criou a Rede de Cidades Criativas. Desde sua criação, a Rede conecta cidades no
mundo, que reconhecem a cultura e a criatividade como ferramentas fundamentais para repensar
o urbano de forma sustentável. No presente artigo, são examinados especificamente os casos de
duas cidades integrantes da Rede pela categoria Gastronomia: Florianópolis, no Brasil e Parma,
na Itália. A partir de levantamento bibliográfico, análise dos formulários apresentados nas
candidaturas de ambas as cidades e documentos complementares cedidos pelos grupos gestores
da chancela, foram identificadas as estratégias que Parma e Florianópolis utilizam para obter
êxito no compromisso assumido com a UNESCO ao integrar a Rede. Paralelamente, foi
elaborado um questionário, aplicado à turistas e residentes de cada uma das cidades, que
possibilitou mensurar a percepção das populações sobre a vocação criativa em gastronomia das
cidades bem como o conhecimento sobre o programa da UNESCO