Resumo:
A comida tornou-se um dos itens que compõe de forma significativa o estilo de vida da
sociedade contemporânea. O ato de alimentar-se envolve aspectos além da nutrição, como as
questões sensoriais, sociais, culturais, econômicas e ambientais. Com isso, a presença de louças
de cerâmica feitas sob medida vem aumentando significativamente nas mesas de restaurantes
em todo o país. Para conectar a arte da gastronomia com a arte da cerâmica utilitária, deve-se
combinar as variáveis do alimento, como cor, textura e suas formas, juntamente com à cor,
textura e forma da louça no momento do empratamento, identificando as técnicas, levantando
informações históricas e relações culturais e sociais. O objetivo deste artigo é identificar a
preferência de utilização de louças de cerâmica pelos chefs de cozinha e a sua relação com os
ceramistas, bem como conhecer a aceitação e preferência de clientes de restaurantes por louças
de cerâmica feitas sob medida na estética do prato. A pesquisa é caracterizada como
exploratória e qualitativa, e foram aplicados questionários para três grupos amostrais. Foi
possível constatar o interesse dos consumidores de restaurantes por pratos bem apresentados,
que utilizam louças de cerâmica. Foi identificada também, a relação dos ceramistas com os
chefs de cozinha e a preferência dos chefs por pratos de louça de cerâmica à louça comum