dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Adriano Antunes |
|
dc.contributor.author |
Lamberte, Évelin Pinto |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T21:28:58Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02T21:28:58Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1023 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa procura-se descrever o tratamento conceitual adotado pelos livros e saber se esta abordagem reforça, constitui ou contribui de alguma forma para a superação de obstáculos epistemológicos em relação ao conteúdo abordado. "A física do voo do avião"foi o recorte escolhido para a análise, por ter sito tema em outros projetos de ensino que motivaram a questão proposta. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o tratamento conceitual da física relacionada ao voo do avião em livros didáticos, de Ensino Médio, visando apontar formas estratégicas para abordagem do tema de forma a não constituir, ou reforçar, obstáculos epistemológicos. Concluiu-se que de forma geral a abordagem sobre o voo do avião nos livros analisados poderá reforçar ou constituir obstáculos epistemológicos. Ao considerá-los, permite-se uma discussão sobre como os temas são tratados nos livros de Física, contribuindo para com a criticidade dos professores, que devem sempre ter cuidado com as simplificações presentes nos livros didáticos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
O voo do avião |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma análise do tratamento conceitutal em livros didáticos de ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Rangel, Wellington Marques |
|