Resumo:
A pesquisa procura-se descrever o tratamento conceitual adotado pelos livros e saber se esta abordagem reforça, constitui ou contribui de alguma forma para a superação de obstáculos epistemológicos em relação ao conteúdo abordado. "A física do voo do avião"foi o recorte escolhido para a análise, por ter sito tema em outros projetos de ensino que motivaram a questão proposta. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o tratamento conceitual da física relacionada ao voo do avião em livros didáticos, de Ensino Médio, visando apontar formas estratégicas para abordagem do tema de forma a não constituir, ou reforçar, obstáculos epistemológicos. Concluiu-se que de forma geral a abordagem sobre o voo do avião nos livros analisados poderá reforçar ou constituir obstáculos epistemológicos. Ao considerá-los, permite-se uma discussão sobre como os temas são tratados nos livros de Física, contribuindo para com a criticidade dos professores, que devem sempre ter cuidado com as simplificações presentes nos livros didáticos.