Resumo:
O ensino da Astronomia nas escolas de educação básica é muito importante pelo fato dos astros fazerem parte do nosso cotidiano, porém muitas vezes ela não é abordada nesse nível de ensino.
Geralmente, tal fato ocorre devido a formação inicial deficitária que os professores recebem para o ensino de tal temática. Visando preencher esta lacuna conceitual e metodológica, objetivamos
contribuir para a formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza para o ensino da Astronomia, buscando uma evolução conceitual. Para tanto, foi realizado um trabalho de formação inicial junto aos acadêmicos do 4o módulo do Curso em Ciências da Natureza com Habilitação em Física no segundo semestre de 2012, do IFSC câmpus Araranguá, por meio de aulas expositivas, produção de contos de ficção científica, visita ao planetário e produção de materiais didáticos. Para identificar a importância dessa atividade para os alunos foi utilizado questionário verificador, diário de campo e grupo focal. Percebemos que os alunos tiveram uma evolução conceitual e um despertar para o ensino de Astronomia após a realização dessa pesquisa.