Resumo:
O hidromel é uma bebida alcoólica fermentada conhecida desde a antiguidade, no entanto, ainda é pouco conhecida no Brasil e o seu consumo é considerado baixo em
comparação com outras bebidas alcoólicas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi elaborar e aplicar um questionário on-line com consumidores da região Sul do Brasil para obter informações quanto ao conhecimento, aceitabilidade, interesse de compra e valor agregado do hidromel. Foram contabilizadas 483 respostas, sendo que destas, 473 eram de participantes naturais e/ou residentes da região Sul do Brasil. Por meio das respostas obtidas, observou-se que o conhecimento sobre a bebida ainda é limitado, pois 41,5% dos participantes (n=422) disseram apenas já ter ouvido falar da bebida, mas nunca a consumiram, no entanto 96,9% destes disseram ter interesse em conhecer o produto. Das pessoas que já conheciam e provaram hidromel, 92,3% disseram gostar da bebida, dos quais 77,7% consumiram hidroméis nacionais, 21,5% nacionais e importados e 0,8% apenas importados. No entanto, 58,6% dos participantes afirmaram não lembrar das marcas consumidas e 90,8% disseram considerar pouca a oferta e a variedade de hidromel no mercado. Quando questionados (n=130) sobre a sua bebida alcoólica
favorita, 46,2% e 37,7% manifestaram preferência, respectivamente, por cervejas e vinhos, e apenas 8,5% indicaram hidromel. Sobre os fatores que limitam o consumo de hidromel, foi identificado o impacto de aspectos mercadológicos (disponibilidade e preço) e também de
aspectos sensoriais (preferência por outras bebidas alcoólicas e aspectos sensoriais). A maioria dos participantes (70%) estaria disposta a pagar até R$50,00 por uma garrafa de hidromel de 750 mL. Logo, pode-se concluir que os dados obtidos nesta pesquisa podem contribuir com a comunidade científica, fornecendo dados relevantes para o desenvolvimento de hidroméis, além de vislumbrar oportunidades para apicultores e empresários da região.