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Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso por título

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  • Rosa, Aiesa Moraes; Xavier, João Vitor (2022)
    A evasão de cursos superiores na área da tecnologia é muito comum devido à dificuldade que de abstração dos discentes em matérias voltadas à programação, dessa forma jogos digitais têm sido usados como estratégia de ...
  • Maia, Breno Rocha; Macedo, Luísa Farias (2022)
    Jogos digitais de RPG possuem capacidade de trazer imersão através de elementos mecânicos de gameplay e narrativas que instigam o interesse dos jogadores, porém ainda são subutilizados como ferramenta pedagógica. Apesar ...
  • Celestino, Gabriel; Cervelin, Vinicius Pasa (2020)
    A falta de incentivo e praticidade no aprendizado de Libras acaba por gerar uma barreira comunicacional. Diante disso, este trabalho de conclusão de curso visa aprimorar a interação entre ouvintes e surdos por meio do ...
  • Callegari, Beatriz Vieira; Oliveira, Keyve Alves de (2020)
    Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na preparação de candidatos que prestarão o exame, promovido anualmente pela SBC, o POSCOMP. O aplicativo consiste em um banco de questões ...
  • Borges, Amarildo M.; Waltrick, Vinícius (2020)
    O Dashboard para visualização de dados do IFSC Lages é um sistema web voltado ao auxílio à tomada de decisão com base nos possíveis fatores que levam um aluno a evadir. Implementado em Python, com a biblioteca de visualização ...
  • Abranjo, Adriel G.; Vieira, Douglas A. (2020)
    Os baixos índices de aproveitamento em exames como o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), em conteúdos matemáticos evidenciam a dificuldade dos alunos perante o domínio desta área. Assim, se faz necessário utilizar novas ...
  • Córdova, Felipe Guimarães da Silva; Straubel, Jesiane de Oliveira (2022)
    Este artigo foca no desenvolvimento da plataforma QUIFSC, como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos, permitindo que professores criem quizzes e utilizem em sala de aula. O aplicativo conta com um ...
  • Mattos, Kevin Mondadori; Ribeiro, Yan Felipe Burigo (2022)
    Em 2002 o Cancro Europeu da Macieira chegou aos pomares da região sul do Brasil. Esta doença causa um impacto econômico alto e por isso e fundamental que haja um diagnóstico rápido e assertivo. Neste trabalho é proposto o ...
  • Miranda, Richard Matheus; Waltrick, Vinícius Rossi (2022)
    Epítopos são porções de proteínas reconhecidas por anticorpos. Para o estudo e análise desses epítopos faz-se o uso de ferramentas da bioinformática, por vezes envolvendo o uso de mais de uma ferramenta, e com isso gerando ...
  • Graciano Junior, Wagner; Grossert, Iara Tavares da S. (2020)
    Este artigo propõe uma ferramenta didática para auxiliar no ensino-aprendizado da disciplina de Compiladores, por meio de explicações teóricas e da visualização do processo prático das análises léxica e sintática. A ...
  • Ramos, Gabriel J. S.; Machado, Rodrigo A. (2021)
    A busca por uma melhor comunicação entre a instituição e seus estudantes tem se tornado um processo cada vez mais necessário, devido ao crescimento do número de cursos e estudantes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento ...
  • Marques, Cícero; Varela, Felipe D. (2021)
    Este artigo apresenta as melhorias realizadas no Algoritmo Genético desenvolvido por Bianquini e Silva (2020), para ser utilizado no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Lages, com o objetivo de elaborar os horários ...
  • Zanchett, Joao Pedro B. A.; Santos, Bruno (2021)
    Jogos digitais de ritmo possuem temática musical, onde o jogador deve realizar ações no ritmo da música. Em muitos cenários, principalmente por equipes menores, os elementos que acompanham o ritmo da música são organizados ...
  • Ribeiro, Tiago C.; C. Junior, Wilson F. (2020)
    Este artigo apresenta uma plataforma composta por um Web Service, um Sistema Web e um Aplicativo Mobile, que auxilia os estudantes na preparação para os exames ENADE e POSCOMP por meio da resolução de simulados. Com uma ...
  • Castilhos, Leandro Felipe; Santos, Yan Neto dos (2021)
    O ensino com uso de mídias digitais vem sendo cada vez mais utilizado como facilitador do ensino e aprendizagem. Com o crescimento desse objeto educacional de ensino surgiram plataformas que auxiliam no processo de ensino ...
  • Oliveira, Caroline L.; Cordeiro, Eduardo F. (2020)
    No âmbito produtivo é comum encontrar problemas relacionados à otimização de um processo e/ou um produto. Dessa forma, foi observado uma falta de uma programação de agendamento das tarefas na produção de cerveja. Para ...
  • Costa, Lucas Z.; Silva, Matheus Fernando S. da (2021)
    Em 2020 foi oficialmente declarada a pandemia da COVID-19, a qual trouxe diversas demandas em diferentes áreas de conhecimento. O uso de máscara facial tornou-se um item indispensável em espaços fechados e abertos. Nesse ...
  • Bortoli, Arthur de; Silveira, Jeferson Gomes da (2020)
    Em meio a um cenário de vida urbana cada vez mais corrido e atarefado, mas ao mesmo tempo tecnológico, cada vez mais as pessoas buscam por serviços que facilitam as tarefas do dia a dia. Com a utilização do conceito de ...
  • Sousa, Cesar H.; Fernandes, Keila D. (2020)
    Na pesquisa por um imóvel, o usuário procura um lugar em que irá sentir-se o mais satisfeito possível, com isso, a falta de informações ao se procurar por imóveis na Internet pode acabar deixando os usuários inseguros sobre ...
  • Freitas, Thiago Garcia de (2022)
    Este artigo descreve sobre a implantação de sistemas e preenchimento de planilhas de validação (checklists) que podem ser exigidas a fim de validar o que foi implantado para o cliente. Estes checklists tratam de uma sequência ...

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