Resumo:
A presente pesquisa teve o intuito de lançar um olhar sobre a iniciação científica na formação inicial docente. Procurou-se conhecer o que se está fazendo em iniciação à pesquisa nos cursos de licenciatura. Parte-se do princípio de que a IC tem um papel relevante na formação do professor de ciências, tanto em sua prática como possível pesquisador da área quanto na visão de ciência que permeia seu discurso como docente. A literatura vem destacando o caráter contributivo que o processo de iniciação científica gera na formação inicial de professores. A inserção neste processo pode fazer com que o sujeito conquiste habilidades e atitudes que lhe serão úteis por toda vida profissional. Para tanto lançou-se mão de uma pesquisa bibliográfica a fim identificar, nos trabalhos que discorressem sobre o referido tema,
as categorias de avaliação utilizadas/desenvolvidas. As análises dos textos corroboraram com as reflexões já mencionadas na literatura. No entanto, nos cruzamentos dos dados, foi possível verificar a ausência de uma categoria de análise que aborde a visão de ciência ou as ideias sobre a natureza do conhecimento científicos presentes nos trabalhos de IC desenvolvidos por licenciandos em Ciências.