Repositório Institucional

Análise por estudantes surdos de imagens de livros didáticos da componente curricular física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Voos , Ivani Cristina
dc.contributor.author Souza, Sirlei Maria de Jesus
dc.date.accessioned 2019-06-19T14:27:24Z
dc.date.available 2019-06-19T14:27:24Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/908
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa, de enfoque qualitativo tem por objetivo analisar as interpretações das imagens dos livros didáticos da componente curricular Física. O trabalho foi realizado com um estudante e egressos Surdos do ensino médio.Os mesmos foram convidados a participar de uma entrevista estruturada, que foi vídeo gravadas e posteriormente transcritas. Tanto a realização da entrevista, quanto as transcrições, foram realizadas com apoio do profissional Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os excertos foram analisados e contribuíram para a construção da categoria de análise que versou sobre possíveis limites encontrados por estudantes surdos na interpretação de imagens comumente presentes em livros didáticos da componente curricular Física. Os livros foram selecionados por épocas de ensino, versando os anos de 1999, 2005 e 2012 , em virtude do período de matrícula registrado pelos participantes da pesquisa. A partir disso, foi possível inferir que os participantes tiveram dificuldades em interpretar as imagens pré-selecionadas , aspecto que aponta para a necessidade cada vez mais expressiva de mudanças nas práticas de ensino que estão sendo utilizadas nas escolas brasileiras, bem como, a emergente necessidade de ampliação de vocabulários em LIBRAS para a referida área de ensino. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Deficientes auditivos pt_BR
dc.subject LIvros didáticos pt_BR
dc.title Análise por estudantes surdos de imagens de livros didáticos da componente curricular física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Rodrigues, Jeremias Stein


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta