Resumo:
Esta pesquisa, de enfoque qualitativo tem por objetivo analisar as interpretações das imagens dos livros didáticos da componente curricular Física. O trabalho foi realizado com um estudante e egressos Surdos do ensino médio.Os mesmos foram convidados a participar de uma entrevista estruturada, que foi vídeo gravadas e posteriormente transcritas. Tanto a realização da entrevista, quanto as transcrições, foram realizadas com apoio do profissional Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os excertos foram analisados e contribuíram para a construção da categoria de análise que versou sobre possíveis limites encontrados por estudantes surdos na interpretação de imagens comumente presentes em
livros didáticos da componente curricular Física. Os livros foram selecionados por épocas de ensino, versando os anos de 1999, 2005 e 2012 , em virtude do período de matrícula registrado pelos participantes da pesquisa. A partir disso, foi possível inferir que os participantes tiveram dificuldades em interpretar as imagens pré-selecionadas , aspecto que aponta para a necessidade cada vez mais expressiva de mudanças nas práticas de ensino que estão sendo utilizadas nas escolas brasileiras, bem como, a emergente necessidade de
ampliação de vocabulários em LIBRAS para a referida área de ensino.