dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como finalidade agregar o conhecimento vivenciado pelos discentes do PROEJA-FIC costura do IF-SC, campus Araranguá, ao conhecimento escolar. A mesma é direcionada aos jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental, com objetivo de contribuir para a melhoria das aulas, do conhecimento, do trabalho e proporcionar a inclusão social dos estudantes PROEJA-FIC costura do município de Araranguá. O presente estudo prima pelo reconhecimento dos saberes adquiridos no cotidiano dos sujeitos da educação de jovens e adultos e sua problematização,
estimulando esses sujeitos a transporem os conceitos de suas vivências em seus cotidianos na educação do PROEJA-FIC costura de Araranguá, motivando-os a partir de suas realidades, a tornar o estudo mais prazeroso, propiciando momentos de aprendizagem. Porque o estudo em sala de aula não precisa ser maçante, tornando-se melhor tanto para quem estuda quanto para quem educa. A pesquisa teve início com a elaboração de um questionário e sua aplicação na escola de Jovens e Adultos, CEJA, do município de Araranguá. As questões levantadas apresentam vários aspectos e dentre eles mostram que os assuntos relacionados aos trabalhos realizados no decorrer da vida dos discentes, como, agricultor, manicure, secretaria, borracheiro, entre outros, são os mais cotados e diversos, sendo assim os que mais lhes chamam a atenção. Por ser um curso com características femininas, as mulheres questionadas se propõem a freqüentar o PROEJA-FIC em costura no IF-SC, campus Araranguá, e respondem à enquête de possíveis conceitos que podem ser trabalhados como
conhecimento prévio. |
pt_BR |