Resumo:
A proposta do presente estudo foi contribuir para a implementação de um curso de eletromecânica na modalidade Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Santa Catarina (IF -SC), campus Araranguá, de tal maneira a contemplar a multiplicidade de diferenças dos alunos. Com esta pesquisa buscou-se possibilitar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
perspectivas de um novo curso PROEJA, nas concepções de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, contribuindo para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. Procurou-se, por meio de pesquisa com características qualitativa, quantitativa e bibliográfica, um modo de atender à especificidade do tema. Sabendo-se que a revisão da literatura é parte importante do trabalho, num primeiro momento foi realizada leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, artigos, sites, leis, revistas. Na seqüência foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas (Apêndice A), aplicado a doze alunos da EJA (Ensino Fundamental) no CEJA de Araranguá. Da amostragem de doze alunos selecionados, todos responderam e entregaram o questionário respondido. Durante a pesquisa de campo foram coletados depoimentos, também discutidos nesta pesquisa. Nesta discussão desvelaram-se algumas características comuns aos respondentes, como por exemplo, todos vivenciam situações de exclusão. Esta característica analisada traduz-se em reflexões sobre o curso de PROEJA representado, neste estudo sob a perspectiva de um instrumento de inclusão social.