Repositório Institucional

O PROEJA e a educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santana, Fabio Evangelista
dc.contributor.author Ribeiro, Dilma Silveira de Freitas
dc.date.accessioned 2019-06-18T21:00:25Z
dc.date.available 2019-06-18T21:00:25Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/891
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract A proposta do presente estudo foi contribuir para a implementação de um curso de eletromecânica na modalidade Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Santa Catarina (IF -SC), campus Araranguá, de tal maneira a contemplar a multiplicidade de diferenças dos alunos. Com esta pesquisa buscou-se possibilitar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) perspectivas de um novo curso PROEJA, nas concepções de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, contribuindo para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. Procurou-se, por meio de pesquisa com características qualitativa, quantitativa e bibliográfica, um modo de atender à especificidade do tema. Sabendo-se que a revisão da literatura é parte importante do trabalho, num primeiro momento foi realizada leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, artigos, sites, leis, revistas. Na seqüência foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas (Apêndice A), aplicado a doze alunos da EJA (Ensino Fundamental) no CEJA de Araranguá. Da amostragem de doze alunos selecionados, todos responderam e entregaram o questionário respondido. Durante a pesquisa de campo foram coletados depoimentos, também discutidos nesta pesquisa. Nesta discussão desvelaram-se algumas características comuns aos respondentes, como por exemplo, todos vivenciam situações de exclusão. Esta característica analisada traduz-se em reflexões sobre o curso de PROEJA representado, neste estudo sob a perspectiva de um instrumento de inclusão social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Eletromecânica pt_BR
dc.title O PROEJA e a educação inclusiva pt_BR
dc.title.alternative considerações e sugestões sobre um curso de PROEJA em eletromecânica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta