dc.contributor.advisor |
Santana, Fabio Evangelista |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Dilma Silveira de Freitas |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-18T21:00:25Z |
|
dc.date.available |
2019-06-18T21:00:25Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/891 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta do presente estudo foi contribuir para a implementação de um curso de eletromecânica na modalidade Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Santa Catarina (IF -SC), campus Araranguá, de tal maneira a contemplar a multiplicidade de diferenças dos alunos. Com esta pesquisa buscou-se possibilitar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
perspectivas de um novo curso PROEJA, nas concepções de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, contribuindo para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. Procurou-se, por meio de pesquisa com características qualitativa, quantitativa e bibliográfica, um modo de atender à especificidade do tema. Sabendo-se que a revisão da literatura é parte importante do trabalho, num primeiro momento foi realizada leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, artigos, sites, leis, revistas. Na seqüência foi realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas (Apêndice A), aplicado a doze alunos da EJA (Ensino Fundamental) no CEJA de Araranguá. Da amostragem de doze alunos selecionados, todos responderam e entregaram o questionário respondido. Durante a pesquisa de campo foram coletados depoimentos, também discutidos nesta pesquisa. Nesta discussão desvelaram-se algumas características comuns aos respondentes, como por exemplo, todos vivenciam situações de exclusão. Esta característica analisada traduz-se em reflexões sobre o curso de PROEJA representado, neste estudo sob a perspectiva de um instrumento de inclusão social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Eletromecânica |
pt_BR |
dc.title |
O PROEJA e a educação inclusiva |
pt_BR |
dc.title.alternative |
considerações e sugestões sobre um curso de PROEJA em eletromecânica |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |