Resumo:
Atualmente é imprescindível que se ofereça todas as oportunidades educativas no desenvolvimento do ser humano, mesmo daqueles que não completaram seus estudos em tempo regular. O PROEJA resgata esta pessoa, promovendo uma história da inclusão. O estudo iniciou com a revisão da literatura bibliográfica, posteriormente foi realizada uma leitura dos documentos da escola EJA para melhor compreender a sua realidade. Realizou-se uma enquete com os alunos para conhecer seu perfil e sua motivação em ter retornado aos estudos da EJA, para verificar se sua expectativa tem correlação com o mundo do trabalho. A maioria dos estudantes entrevistados é jovem e estão na EJA por estarem trabalhando durante o dia e as aulas serem à noite. As suas expectativas com a EJA são de uma melhor colocação no trabalho, uma melhoria de vida uma melhora de si mesmo. Estes dados vão de encontro à proposta do PROEJA de promover uma educação cidadã integrada à formação e profissional. Indicando que esta seria um caminho para a unidade de EJA analisada em Não-Me-Toque/RS.