Resumo:
Este trabalho teve como objetivo promover a reflexão dos docentes e dos discentes do CEJA/Araranguá sobre a importância da educação ambiental através da Arte como tema transversal. A pesquisa de campo teve a finalidade de identificar informações a partir de questionário com perguntas abertas e fechadas (Apêndice A), aplicado a uma amostra de 10 alunos e 02 professores do CEJA/Araranguá. Os respondentes discentes que compõem a amostragem formam um grupo
heterogêneo de 80% mulheres e 20% homens. São pessoas que não tiveram oportunidade de completar os estudos no chamado período regular. No entanto os respondentes docentes, 100% mulheres, sendo uma habilitada em Artes e a outra em Estudos Sociais. No decorrer do mês de fevereiro de 2011 buscou-se junto à direção do CEJA/Araranguá, agendar horário para aplicar o questionário com os alunos de uma turma noturna e com professores de ensino médio. - No decorrer do
trabalho foi entregue questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de diagnosticar qualitativa e quantitativamente os resultados da pesquisa. Nesta discussão percebeu-se que tanto docentes quanto discentes, não tem um conceito de educação ambiental capaz de levar a uma mudança de paradigma, e faz-se urgente transformar este para o bem destes e de todo o planeta para a sobrevivência das espécies na terra.