Repositório Institucional

Instrumentos musicais no ensino de acústica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Damásio, Felipe
dc.contributor.author Lima, Diogo de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-06-24T20:42:45Z
dc.date.available 2019-06-24T20:42:45Z
dc.date.issued 18
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/927
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro de um organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré- disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (metodológico). A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS; (iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Feyerabend, Paul K., 1924-1994 pt_BR
dc.subject Instrumentos musicais pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Instrumentos musicais no ensino de acústica pt_BR
dc.title.alternative uma proposta com enfoque histórica-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta