dc.contributor.advisor |
Damásio, Felipe |
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dc.contributor.author |
Lima, Diogo de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2019-06-24T20:42:45Z |
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dc.date.available |
2019-06-24T20:42:45Z |
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dc.date.issued |
18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/927 |
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dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um
ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também
sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro de um
organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré-
disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica
procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de
episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados
e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da
ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas (metodológico). A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão
bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS;
(iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais
elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados. Os resultados da pesquisa
indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em
sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
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dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Feyerabend, Paul K., 1924-1994 |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos musicais |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.title |
Instrumentos musicais no ensino de acústica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma proposta com enfoque histórica-epistemológico em uma unidade de ensino potencialmente significativa |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
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