Resumo:
O trabalho relata uma pesquisa em ensino de acústica, cujo objetivo foi proporcionar um
ambiente que se pudesse promover a evolução conceitual, não só de ciência, mas também
sobre ciência. Para isso, utilizou-se do violão como ferramenta didática dentro de um
organizador prévio e da organização sequencial, também para procurar despertar uma pré-
disposição em aprender. Além da discussão de conceitos envolvidos no ensino de acústica
procurou-se também levantar questões acerca do empreendimento científico, utilizando-se de
episódios históricos da ciência para isto. O trabalho pauta-se em três referenciais, articulados
e coerentes: Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (teórico educacional), a filosofia da
ciência de Paul Feyerabend (teórico epistemológico) e as Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas (metodológico). A metodologia da pesquisa consistiu nas etapas de: (i) revisão
bibliográfica; (ii) planejamento e elaboração do material instrucional; (iii) aplicação da UEPS;
(iv) construção de uma página na rede mundial de computadores para reunir os materiais
elaborados para alunos e professores e; (v) a análise dos dados. Os resultados da pesquisa
indicam indícios de aprendizagem significativa quando se utiliza instrumentos musicais em
sala de aula, tal qual abordado pela pesquisa.