Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de aula experimental para a introdução do conceito de velocidade instantânea em cursos de graduação, utilizando um carrinho descendo um plano inclinado partindo do ponto mais alto. O conceito de velocidade instantânea está, possivelmente, entre os conceitos mais abstratos de cursos de graduação em Física, Matemática e Engenharias. Propostas de abordagem experimental sobre o tema são raras. Consideramos que introduzir estes conceitos com o auxílio de uma atividade experimental pode ser útil no sentido de tornar mais concreto o problema tratado, além de abranger a interdisciplinaridade entre ciências da natureza e matemática, introduzindo ideias de limite e derivada. O aparato experimental utilizado consiste de materiais acessíveis como plano de madeira, carrinho de teste, sensor ultrassônico de posição e computador com software para obtenção e análise dos dados. Os resultados obtidos foram suficientemente precisos e coerentes uma vez que se confrontou o procedimento de ajuste de curva do gráfico aos dados obtidos no experimento com os cálculos sucessivos de velocidades médias para intervalos cada vez menores. A margem de erro calculada permitiu comparação, na qual os valores apresentaram excelente concordância entre si.