Repositório Institucional

Sol como fonte de luz e calor

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Fernandes, Silvana
dc.contributor.author Mateus, Karine Nicolete Consenso
dc.date.accessioned 2019-06-24T21:10:34Z
dc.date.available 2019-06-24T21:10:34Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/931
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho apresentamos uma sequência didática planejada, implementada e avaliada no sentido de procurar responder como seria possível ensinar Física para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de situações-problema e experimentação. Essa sequência tomou como referência a teoria sócio-interacionista de Vygotsky e os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti e foi efetivada em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Santa Catarina, no segundo semestre de 2017. Na busca de contextualizar os conteúdos abordados em seu desenvolvimento, utilizamos como tema Sol como fonte de Luz e Calor, o que permitiu a definição de quais conceitos físicos contemplaríamos em cada encontro. Após sua implementação, concluímos que a sequência empreendida foi potente no sentido de possibilitar aos estudantes a construção de novos conhecimentos relacionados à Física. Sendo assim, afirmamos que ela seria uma entre outras tantas possibilidades de ensinar Física para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de situações-problema e experimentação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Aquecimento solar pt_BR
dc.title Sol como fonte de luz e calor pt_BR
dc.title.alternative ensinando física a partir de uma sequência didática para alunos do 2º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Knöpker, Mônica


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta