Resumo:
Neste trabalho apresentamos uma sequência didática planejada, implementada e avaliada no
sentido de procurar responder como seria possível ensinar Física para estudantes dos anos
iniciais do ensino fundamental por meio de situações-problema e experimentação. Essa
sequência tomou como referência a teoria sócio-interacionista de Vygotsky e os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti e foi efetivada em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Santa Catarina, no segundo semestre de 2017. Na busca de contextualizar os conteúdos abordados em seu desenvolvimento, utilizamos como tema Sol como fonte de Luz e Calor, o que permitiu a definição de quais conceitos físicos contemplaríamos em cada encontro. Após sua implementação, concluímos que a sequência empreendida foi potente no sentido de possibilitar aos estudantes a construção de novos conhecimentos relacionados à Física. Sendo assim, afirmamos que ela seria uma entre outras tantas possibilidades de ensinar Física para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental por meio de situações-problema e experimentação.