Resumo:
A educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. O preconceito social na EJA contraria os princípios de inclusão e integração sócio-educacional previstos na legislação vigente. O objetivo deste trabalho é estudar as relações de preconceito na sociedade considerando as pessoas que não tiveram a oportunidade da educação formal, e verificar de forma branda se os alunos oriundos da EJA em Araranguá sentem-se satisfeitos com a educação recebida no ensino médio. A metodologia deste trabalho constituiu em uma revisão bibliográfica, além da aplicação de um questionário. Para avaliar o preconceito que os próprios alunos sentem por terem estudado na EJA. Posteriormente os dados foram compilados por meio de gráficos e comentados. Ao final, pode-se concluir que a maioria dos alunos passaram a idéia de que são ou seriam satisfeitos pessoalmente com o PROEJA, sem demonstrar uma carga muito grande de preconceitos com relação a este assunto.