Repositório Institucional

Caracterização do professor de física da rede pública de ensino médio no Vale do Araranguá, SC

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dc.contributor.advisor Siqueira, Ana Paula Pruner de
dc.contributor.author Teixeira, Giovane Stork
dc.date.accessioned 2019-06-25T21:22:53Z
dc.date.available 2019-06-25T21:22:53Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/953
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract A física é um conteúdo de grande relevância dentro e fora das escolas, considerando-se sua capacidade de explicar uma série de ocorrências das mais diversas desde o nascer do sol até os graves acidentes de trânsito. Diante disso, é essencial que tal conteúdo seja abordado de uma forma clara, objetiva, visando facilitar sua compreensão e levar os educandos a não apenas decorar fórmulas, mas a compreender o que, de fato, a física significa em suas vidas. Face a grande importância da física no cotidiano, trabalho e vida acadêmica dos indivíduos, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como encontra-se a demanda por professores de física na região que envolve as cidades do sul de Santa Catarina (AMESC), e de que forma essa demanda vêm sendo atendida. Para tanto, procedeu-se de pesquisa bibliográfica para desenvolver a base teórica e levar a melhor compreensão do tema de estudos, além de uma pesquisa quantitativa junto a Gerência Estadual de Educação de Araranguá - SC, visando obter dados específicos da região. Identificou-se que tanto na região da AMESC como em todo país, a realidade é que o número de profissionais habilitados em física e que de fato buscam atuar na área é menor do que a necessidade por esses profissionais. Como estratégia para eliminar os problemas advindos desse déficit, em todo o país profissionais formados em outras áreas acabam sendo contratados para atuar com professores de física, levando a compreensão de que esta medida é valiosa para que os alunos não sejam prejudicados, principalmente aqueles da rede pública, porém, deve ser uma medida apenas paliativa e temporária. Para que o problema seja solucionado de forma efetiva, é preciso incentivar a formação e permanência de tais profissionais no mercado de trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Rede pública de ensino pt_BR
dc.subject Professores de física - formação pt_BR
dc.title Caracterização do professor de física da rede pública de ensino médio no Vale do Araranguá, SC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


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