Resumo:
A física é um conteúdo de grande relevância dentro e fora das escolas, considerando-se sua capacidade de explicar uma série de ocorrências das mais diversas desde o nascer do sol até os graves acidentes de trânsito. Diante disso, é essencial que tal conteúdo seja abordado de uma forma clara, objetiva, visando facilitar sua compreensão e levar os educandos a não apenas decorar fórmulas, mas a compreender o que, de fato, a física significa em suas vidas.
Face a grande importância da física no cotidiano, trabalho e vida acadêmica dos indivíduos, o presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar como encontra-se a demanda por professores de física na região que envolve as cidades do sul de Santa Catarina (AMESC), e de que forma essa demanda vêm sendo atendida. Para tanto, procedeu-se de pesquisa bibliográfica para desenvolver a base teórica e levar a melhor compreensão do tema de estudos, além de uma pesquisa quantitativa junto a Gerência Estadual de Educação de Araranguá - SC, visando obter dados específicos da região. Identificou-se que tanto na região da AMESC como em todo país, a realidade é que o número de profissionais habilitados em física e que de fato buscam atuar na área é menor do que a necessidade por esses profissionais. Como estratégia para eliminar os problemas advindos desse déficit, em todo o país profissionais formados em outras áreas acabam sendo contratados para atuar com professores de física, levando a compreensão de que esta medida é valiosa para que os alunos não sejam prejudicados, principalmente aqueles da rede pública, porém, deve ser uma medida apenas paliativa e temporária. Para que o problema seja solucionado de forma efetiva, é preciso incentivar a formação e permanência de tais profissionais no mercado de trabalho.