dc.contributor.advisor |
Costa, Samuel |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Cintia |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T21:49:04Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25T21:49:04Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/955 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos de duas escolas do munícipio de Araranguá (SC), assim como abordar o tema plantas medicinais na aula de Ciências. Para a realização do presente estudo foi empregada uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2014 com a aplicação de um questionário para 41 alunos do 7o ano do ensino fundamental e para seus familiares. Além disso, foram realizadas aulas de Ciências utilizando como tema as plantas medicinais. O estudo revelou que os alunos e os familiares possuem pouco conhecimento das plantas medicinais, que a maioria consegue as plantas no quintal e as conhecem por meio dos familiares. A maioria reconhece a importância do seu conhecimento sobre plantas medicinais para o ensino de Ciências. Além disso, a abordagem das plantas medicinais no ensino de Ciências favoreceu a aprendizagem significativa dos alunos sobre essas plantas no ensino
fundamental, fazendo com que a escola cumpra o papel de disseminação de informações acerca do uso correto das plantas medicinais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Etnobotânica |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.title |
Etnobotânica na escola |
pt_BR |
dc.title.alternative |
conhecimento etnobotânico e abordagem nas aulas de ciências |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |