Resumo:
O presente estudo objetivou investigar o conhecimento etnobotânico dos alunos de duas escolas do munícipio de Araranguá (SC), assim como abordar o tema plantas medicinais na aula de Ciências. Para a realização do presente estudo foi empregada uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2014 com a aplicação de um questionário para 41 alunos do 7o ano do ensino fundamental e para seus familiares. Além disso, foram realizadas aulas de Ciências utilizando como tema as plantas medicinais. O estudo revelou que os alunos e os familiares possuem pouco conhecimento das plantas medicinais, que a maioria consegue as plantas no quintal e as conhecem por meio dos familiares. A maioria reconhece a importância do seu conhecimento sobre plantas medicinais para o ensino de Ciências. Além disso, a abordagem das plantas medicinais no ensino de Ciências favoreceu a aprendizagem significativa dos alunos sobre essas plantas no ensino
fundamental, fazendo com que a escola cumpra o papel de disseminação de informações acerca do uso correto das plantas medicinais.