O presente trabalho teve como objetivo analisar como os conceitos de velocidade
média e instantânea são abordados pelos livros didáticos de Física do ensino médio,
utilizando as pressuposições teóricas da transposição ...
Imersos em uma sociedade dependente da tecnologia, vivemos momentos de
grandes descobertas. Recentemente, o início das operações do Telescópio Espacial
James Webb angariou uma quantidade de dados que irão desafiar ...
Este trabalho apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, realizada com estudantes de ensino médio, quanto as suas representações e expectativas em relação à disciplina de Física. De forma sistematizada, as seguintes ...
A presente pesquisa se insere na área de Pesquisa em Ensino de Física, mais especificamente no campo das Políticas Curriculares para o Ensino de Física. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, cujo ...
Este trabalho relata uma experiência que procurou se afastar de um ensino de Física descontextualizado e sem uso de atividades experimentais. Acredita-se que a experimentação possa contribuir para desenvolver no aluno uma ...
A elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso abrange o tema “A Evasão
Escolar nas Escolas Públicas de Ensino Médio: um olhar a partir dos ingressantes
da Educação de Jovens e Adultos em Jaraguá do Sul em 2022”, como ...
A Feira de Ciências é um evento anual que visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência. O presente ...
Este trabalho teve como objetivo principal identificar a utilização de
recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem por professores em uma
escola pública no município de Itajaí (SC). Configura-se em uma ...
A invisibilidade dos sujeitos adolescentes nas pesquisas, especialmente os sujeitos que experimentam a transição entre o ensino fundamental e o ensino médio impulsionou a realização dessa pesquisa que teve por objetivo ...
A pesquisa tem como objetivo oportunizar ao aluno um contato com a educação
financeira no ambiente escolar e, com isso, contribuir para uma formação cidadã,
haja vista não fazer parte do programa da escola em que foi ...