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Navegação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação por título

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  • Bianquini, Iago R.; Silva, Osmar J. Hofman da (2020)
    Este artigo apresenta um Algoritmo Genético Distribuído para resolução do problema de Timetabling do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages, que visa gerar um quadro de horários sem violar as restrições impostas ...
  • Oliveira, Rubens Rezende (2021)
    Devido ao grande número de parâmetros passíveis de serem configurados em dispositivos LoRa/LoRaWAN, a definição de um conjunto ideal pode tornar-se um desafio. Este trabalho teve por objetivo estudar a usabilidade e o ...
  • Santos, Daniele Nogueira dos; Savitzki, Marina (2022)
    Dados da 5.a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pro Livro em 2019 apontam queda no índice de leitura entre os brasileiros. Diante deste cenário se faz necessário através de métodos ...
  • Rosa, Aiesa Moraes; Xavier, João Vitor (2022)
    A evasão de cursos superiores na área da tecnologia é muito comum devido à dificuldade que de abstração dos discentes em matérias voltadas à programação, dessa forma jogos digitais têm sido usados como estratégia de ...
  • Maia, Breno Rocha; Macedo, Luísa Farias (2022)
    Jogos digitais de RPG possuem capacidade de trazer imersão através de elementos mecânicos de gameplay e narrativas que instigam o interesse dos jogadores, porém ainda são subutilizados como ferramenta pedagógica. Apesar ...
  • Celestino, Gabriel; Cervelin, Vinicius Pasa (2020)
    A falta de incentivo e praticidade no aprendizado de Libras acaba por gerar uma barreira comunicacional. Diante disso, este trabalho de conclusão de curso visa aprimorar a interação entre ouvintes e surdos por meio do ...
  • Callegari, Beatriz Vieira; Oliveira, Keyve Alves de (2020)
    Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar na preparação de candidatos que prestarão o exame, promovido anualmente pela SBC, o POSCOMP. O aplicativo consiste em um banco de questões ...
  • Borges, Amarildo M.; Waltrick, Vinícius (2020)
    O Dashboard para visualização de dados do IFSC Lages é um sistema web voltado ao auxílio à tomada de decisão com base nos possíveis fatores que levam um aluno a evadir. Implementado em Python, com a biblioteca de visualização ...
  • Abranjo, Adriel G.; Vieira, Douglas A. (2020)
    Os baixos índices de aproveitamento em exames como o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), em conteúdos matemáticos evidenciam a dificuldade dos alunos perante o domínio desta área. Assim, se faz necessário utilizar novas ...
  • Córdova, Felipe Guimarães da Silva; Straubel, Jesiane de Oliveira (2022)
    Este artigo foca no desenvolvimento da plataforma QUIFSC, como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem de alunos, permitindo que professores criem quizzes e utilizem em sala de aula. O aplicativo conta com um ...
  • Mattos, Kevin Mondadori; Ribeiro, Yan Felipe Burigo (2022)
    Em 2002 o Cancro Europeu da Macieira chegou aos pomares da região sul do Brasil. Esta doença causa um impacto econômico alto e por isso e fundamental que haja um diagnóstico rápido e assertivo. Neste trabalho é proposto o ...
  • Miranda, Richard Matheus; Waltrick, Vinícius Rossi (2022)
    Epítopos são porções de proteínas reconhecidas por anticorpos. Para o estudo e análise desses epítopos faz-se o uso de ferramentas da bioinformática, por vezes envolvendo o uso de mais de uma ferramenta, e com isso gerando ...
  • Graciano Junior, Wagner; Grossert, Iara Tavares da S. (2020)
    Este artigo propõe uma ferramenta didática para auxiliar no ensino-aprendizado da disciplina de Compiladores, por meio de explicações teóricas e da visualização do processo prático das análises léxica e sintática. A ...
  • Ramos, Gabriel J. S.; Machado, Rodrigo A. (2021)
    A busca por uma melhor comunicação entre a instituição e seus estudantes tem se tornado um processo cada vez mais necessário, devido ao crescimento do número de cursos e estudantes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento ...
  • Marques, Cícero; Varela, Felipe D. (2021)
    Este artigo apresenta as melhorias realizadas no Algoritmo Genético desenvolvido por Bianquini e Silva (2020), para ser utilizado no Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Lages, com o objetivo de elaborar os horários ...
  • Zanchett, Joao Pedro B. A.; Santos, Bruno (2021)
    Jogos digitais de ritmo possuem temática musical, onde o jogador deve realizar ações no ritmo da música. Em muitos cenários, principalmente por equipes menores, os elementos que acompanham o ritmo da música são organizados ...
  • Ribeiro, Tiago C.; C. Junior, Wilson F. (2020)
    Este artigo apresenta uma plataforma composta por um Web Service, um Sistema Web e um Aplicativo Mobile, que auxilia os estudantes na preparação para os exames ENADE e POSCOMP por meio da resolução de simulados. Com uma ...
  • Castilhos, Leandro Felipe; Santos, Yan Neto dos (2021)
    O ensino com uso de mídias digitais vem sendo cada vez mais utilizado como facilitador do ensino e aprendizagem. Com o crescimento desse objeto educacional de ensino surgiram plataformas que auxiliam no processo de ensino ...
  • Oliveira, Caroline L.; Cordeiro, Eduardo F. (2020)
    No âmbito produtivo é comum encontrar problemas relacionados à otimização de um processo e/ou um produto. Dessa forma, foi observado uma falta de uma programação de agendamento das tarefas na produção de cerveja. Para ...
  • Costa, Lucas Z.; Silva, Matheus Fernando S. da (2021)
    Em 2020 foi oficialmente declarada a pandemia da COVID-19, a qual trouxe diversas demandas em diferentes áreas de conhecimento. O uso de máscara facial tornou-se um item indispensável em espaços fechados e abertos. Nesse ...

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