dc.contributor.advisor |
Costa, Samuel |
|
dc.contributor.author |
Santos, Clairza Nascimento dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-17T14:37:21Z |
|
dc.date.available |
2019-06-17T14:37:21Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/885 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A EJA é uma modalidade de educação voltada para jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria. O PROEJA visa oferecer oportunidades educacionais que integrem a educação básica a uma formação profissional para jovens e adultos. A prática de leitura para os educandos da EJA é de suma importância uma vez que irá desenvolver o senso crítico dos mesmos. O objetivo deste trabalho foi conhecer as práticas de leitura de alunos da EJA em situação de privação de liberdade do Presídio Municipal de Araranguá (SC), como subsídios para o esenvolvimento dessa atividade nas aulas dos cursos de PROEJA que ocorram nas mesmas condições. O trabalho foi
desenvolvido através da aplicação de um questionário com 13 questões fechadas para 20 detentos do Presídio Regional de Araranguá - SC. A maioria dos educandos leem livros religiosos, com frequência de uma vez por semana, sendo que nos últimos seis meses a maioria leu quatro ou mais livros e quase todos se consideram bons leitores. 60% dos alunos acreditam que a leitura proporciona conhecimento, leem bula de remédio como leitura obrigatória e são incentivados pelos professores a ler. Eles entendem o contexto da leitura quase sempre e tem a sua prática de leitura prejudicada pelo barulho e ruídos. Pensando em ações futuras para o ensino da prática de leitura na EJA carcerária é necessário inteirar os educandos da importância do ato de ler e do processo histórico de construção de saberes que a leitura causa em suas vidas ampliando assim as suas possibilidades de conhecimento e satisfação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Presídio Regional de Araranguá (SC) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura (Educação de adultos) |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de leitura de alunos da EJA em privação de liberdade do presídio regional de Araranguá-SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |