Resumo:
O objetivo do presente trabalho foi verificar o potencial da reciclagem de papel como instrumento no processo de educação ambiental dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Para tanto, a pesquisa foi dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica, realização de uma oficina sobre reciclagem de papel artesanal e aplicação de um questionário. A pesquisa bibliográfica baseou-se em artigos científicos com abordagem ambiental e em autores que discutem sobre a Educação Ambiental, dentre eles, Reigota e Dias. A oficina foi desenvolvida com oito estudantes do curso PROEJA-FIC. Os mesmos foram orientados sobre a importância da preservação ambiental e as etapas da reciclagem do papel. Após a realização da oficina, foi aplicado um questionário, para analisar a contribuição da referida técnica para a percepção ambiental dos mesmos. A atividade desenvolvida mostrou-se uma ferramenta importante no processo de Educação Ambiental. Desta forma, a realização deste trabalho fez as questões ambientais ganharem uma relevância para os envolvidos, incentivando possíveis mudanças de atitudes, observado e analisado durante a oficina e as respostas do questionário proporcionando uma experiência rica para a pesquisa e ensino em Educação Ambiental.