Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso apresenta a proposta de uma oficina
para professores de Física baseada em uma pergunta foco. Esta pergunta surge de
uma situação cotidiana, a qual os alunos possam ter tido contato ou que o professor
poderá trazer para a sala de aula como incentivo à aprendizagem. O tema
questionado é como a variação de temperatura externa pode influenciar em circuitos
RLC, estes contendo resistor, indutor e capacitor, que são parte de controles
remotos usados em televisões e portões elétricos. A partir do estudo dos
componentes afetados pela variação de temperatura, o projeto proporcionou a
criação de planos de aula e textos de apoio para a realização da proposta de uma
oficina com uso da placa Arduino UNO. A oficina conta com cinco encontros e
contempla a parte de programação (na linguagem Arduino) e a montagem dos
circuitos, ensinando o funcionamento da placa microcontroladora, os componentes
utilizados e a interferência que a variação de temperatura pode causar no tipo de
circuito trabalhado. Os planos de aula são preparados à luz da Metodologia de Ativa
de Aprendizagem, propiciando atividades as quais o aluno é incentivado a buscar
seu próprio conhecimento através de orientações do professor. Nesta metodologia, o
sujeito da aprendizagem deve ser ativo, de forma que possa, além de ouvir, discutir,
perguntar e verbalizar na procura por respostas.