Repositório Institucional

O Perfil dos Alunos do PROEJA frente às Tecnologias de Informação do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araranguá

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Borges, Martha Kaschny
dc.contributor.author Generoso, Paula Guadanhim
dc.date.accessioned 2019-06-19T21:38:56Z
dc.date.available 2019-06-19T21:38:56Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/924
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo propôs-se a identificar o perfil dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental, com qualificação em Eletricista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) – Campus Araranguá, em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), principalmente o computador. Com esta pesquisa buscou-se contribuir com a Instituição no conhecimento do perfil destes alunos com a finalidade de subsidiar a Instituição na definição de diretrizes e metas de formação do IF-SC. Por meio de uma pesquisa qualitativa, este estudo teve como questão de investigação: qual o perfil dos alunos em relação ao uso das TIC? Primeiramente foi realizada uma revisão da literatura. A seguir foi aplicado um questionário junto à turma que possui dez alunos. O questionário abordou aspectos socioeconômicos e aspectos ligados à trajetória e a situação escolar atual e foi respondido por apenas cinco alunos. Foram investigados também os dados que evidenciam as condições de uso das TIC. O estudo revelou que embora os alunos sejam incentivados e até possuam acesso as TIC, na escola e algumas vezes até em casa, alguns ainda apresentam uma frequência de uso destas tecnologias, relativamente baixa. Verificou-se nas respostas, que os alunos ainda enfrentam o desafio de lidar com as tecnologias. Embora possuam acesso, estas ainda são pouco usadas, especialmente para a aprendizagem. Alguns sujeitos explicitam certa resistência em relação ao seu uso. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação pt_BR
dc.title O Perfil dos Alunos do PROEJA frente às Tecnologias de Informação do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araranguá pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta