Resumo:
O presente estudo propôs-se a identificar o perfil dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) - Formação Inicial e Continuada/Ensino Fundamental, com qualificação em Eletricista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) – Campus Araranguá, em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), principalmente o computador.
Com esta pesquisa buscou-se contribuir com a Instituição no conhecimento do perfil destes alunos com a finalidade de subsidiar a Instituição na definição de diretrizes e metas de formação do IF-SC. Por meio de uma pesquisa qualitativa, este estudo teve como questão de investigação: qual o perfil dos alunos em relação ao uso das TIC? Primeiramente foi realizada uma revisão da literatura. A seguir foi aplicado um questionário junto à turma que possui dez alunos. O questionário abordou aspectos
socioeconômicos e aspectos ligados à trajetória e a situação escolar atual e foi respondido por apenas cinco alunos. Foram investigados também os dados que evidenciam as condições de uso das TIC. O estudo revelou que embora os alunos sejam incentivados e até possuam acesso as TIC, na escola e algumas vezes até em casa, alguns ainda apresentam uma frequência de uso destas tecnologias, relativamente baixa. Verificou-se nas respostas, que os alunos ainda enfrentam o desafio de lidar com as tecnologias. Embora possuam acesso, estas ainda são pouco usadas, especialmente para a aprendizagem. Alguns sujeitos explicitam certa resistência em relação ao seu uso.