Repositório Institucional

A formação das pessoas surdas no âmbito de uma escola inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Serralheiro, Werther Alexandre de Oliveira
dc.contributor.author Canarin, Ricardo Teixeira
dc.date.accessioned 2019-06-24T20:19:46Z
dc.date.available 2019-06-24T20:19:46Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/926
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda as questões sobre a importância de instituições escolares, como instituições sociais preocupadas com a formação das pessoas surdas. Assim, discutir o problema de acesso e permanência, nas instituições de ensino, dos alunos surdos, e as dimensões contextuais no Brasil desse alunado. Os problemas encontrados e destacados no decorrer do texto nos possibilitam refletir e analisar, a questão da formação das pessoas surdas. Destacamos que a sociedade se estrutura de forma excludente para essa parcela da população na permanência da subalternidade. Pretendemos, durante o trabalho, buscar indícios para caracterizar a formação do sujeito surdo, que potencialize a emancipação, concorrendo para a libertação do surdo das tutelas a que se encontra submetido, pelo fator linguístico. Esta pesquisa objetiva coletar dados por meio de entrevistas semi estruturadas com ex-alunos, e professores do curso de PROEJA bilíngue de informática básica, do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José. Desse modo o referido trabalho pode oferecer um panorama qualificável da situação de inclusão da Instituição de Ensino, e a perspectiva inclusiva na visão dos alunos e professores pesquisados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title A formação das pessoas surdas no âmbito de uma escola inclusiva pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso no curso "PROEJA bilíngue de informática básica" do IF-SC, campus São José pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Ferreti, Cláudio


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta