Resumo:
O presente trabalho aborda as questões sobre a importância de instituições escolares, como instituições sociais preocupadas com a formação das pessoas surdas. Assim, discutir o problema de acesso e permanência, nas instituições de ensino, dos alunos surdos, e as dimensões contextuais no Brasil desse alunado. Os problemas encontrados e destacados no decorrer do texto nos possibilitam refletir e analisar, a questão da formação das pessoas surdas. Destacamos que a sociedade se estrutura de forma excludente para essa parcela da população na permanência da subalternidade. Pretendemos, durante o trabalho, buscar indícios para caracterizar a formação do sujeito surdo, que potencialize a emancipação, concorrendo para a libertação do surdo das tutelas a que se encontra submetido, pelo fator linguístico. Esta pesquisa objetiva coletar dados por meio de entrevistas semi estruturadas com ex-alunos, e professores do curso de PROEJA bilíngue de informática básica, do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José. Desse modo o referido trabalho pode oferecer um panorama qualificável da situação de inclusão da Instituição de Ensino, e a perspectiva inclusiva na visão dos alunos e professores pesquisados.