dc.contributor.advisor |
Pacheco, Sabrina Moro Villela |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Sérgio |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-24T21:20:41Z |
|
dc.date.available |
2019-06-24T21:20:41Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/932 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em qualquer nível ou modalidade de ensino, o objetivo primordial do professor deveria ser ensinar e do aluno, aprender. Entretanto, dependendo das condições em que este processo ocorre, a aprendizagem pode se desenvolver de maneira mecânica, não passando de memorização de receitas e fórmulas, principalmente nas ciências da natureza. Para que a aprendizagem possa se desenvolver de maneira significativa, Ausubel comenta que é preciso valorizar as concepções iniciais dos alunos durante o processo ensino-aprendizagem. Baseado neste contexto, o presente trabalho objetivou pesquisar a possibilidade de se promover uma aprendizagem mais significativa em uma turma de EJA da cidade de Turvo - SC. Para isso, procurou-se utilizar um enfoque baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Foram utilizadas atividades experimentais no ensino da Química do Carbono. Tais atividades foram analisadas pelos alunos com o auxílio de diagramas V adaptados ao experimento citado. Também foram utilizados questionários no intuito de auxiliar o professor na interpretação dos diagramas produzidos pelos alunos e para avaliar o trabalho desenvolvido na ótica dos alunos. A análise dos diagramas V confeccionados pelos alunos demonstrou que dificuldades relatadas na literatura para outras modalidades de ensino também se fizeram presentes na EJA. No entanto, a avaliação positiva dos alunos presente nas opiniões expressadas nos questionários foi um fator que estimulou o autor deste trabalho a prosseguir suas pesquisas com o uso dos diagramas V como ferramenta para potencialização de uma aprendizagem mais significativa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.title |
Atividades para o ensino da química do carbono na educação de jovens e adultos (EJA) de Turvo, SC por meio de reflexões epistemológicas com o emprego de V de Gowin |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |