Resumo:
Em qualquer nível ou modalidade de ensino, o objetivo primordial do professor deveria ser ensinar e do aluno, aprender. Entretanto, dependendo das condições em que este processo ocorre, a aprendizagem pode se desenvolver de maneira mecânica, não passando de memorização de receitas e fórmulas, principalmente nas ciências da natureza. Para que a aprendizagem possa se desenvolver de maneira significativa, Ausubel comenta que é preciso valorizar as concepções iniciais dos alunos durante o processo ensino-aprendizagem. Baseado neste contexto, o presente trabalho objetivou pesquisar a possibilidade de se promover uma aprendizagem mais significativa em uma turma de EJA da cidade de Turvo - SC. Para isso, procurou-se utilizar um enfoque baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Foram utilizadas atividades experimentais no ensino da Química do Carbono. Tais atividades foram analisadas pelos alunos com o auxílio de diagramas V adaptados ao experimento citado. Também foram utilizados questionários no intuito de auxiliar o professor na interpretação dos diagramas produzidos pelos alunos e para avaliar o trabalho desenvolvido na ótica dos alunos. A análise dos diagramas V confeccionados pelos alunos demonstrou que dificuldades relatadas na literatura para outras modalidades de ensino também se fizeram presentes na EJA. No entanto, a avaliação positiva dos alunos presente nas opiniões expressadas nos questionários foi um fator que estimulou o autor deste trabalho a prosseguir suas pesquisas com o uso dos diagramas V como ferramenta para potencialização de uma aprendizagem mais significativa.