Resumo:
A pesquisa procurou evidenciar os aspectos que influenciam e são determinantes no processo de ensino-aprendizagem. Este tema tem gerado inquietações ao longo da história. Qual o melhor método, a teoria mais adequada para adotarmos e que facilite a construção do conhecimento? Qual a postura mais propícia para o sucesso do trabalho educativo? Abordamos a avaliação como recurso indispensável. Foi apresentando os elementos fundamentais para a aprendizagem: formação, qualificação e função do educador; relação professor x aluno; instrumentos metodológicos necessários (observação, planejamento, avaliação, registros e reflexão) e, por fim, os conhecimentos que a sociedade exige da escola. Os desafios enfrentados pela escola exigem um profissional que ofereça outro patamar do trabalho educativo: um educador que tenha planejamento flexível, mediador do conhecimento, que seja comprometido com a aprendizagem do educando, que ofereça uma relação baseada na afetividade, confiança, empatia e no respeito e que esse profissional faça uso dos instrumentos, técnicas e metodologias que contribuam para a qualidade da educação oferecida.