dc.contributor.advisor |
Fernandes, Silvana |
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dc.contributor.author |
Cidade, keterllin Farias |
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dc.date.accessioned |
2019-06-19T12:25:28Z |
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dc.date.available |
2019-06-19T12:25:28Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/904 |
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dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental vem enfrentando diversos problemas, um deles é a fragmentação do conhecimento. Os saberes na disciplina são voltados especificamente para as Ciências Biológicas, deixando de apresentar as outras áreas da Natureza, como as Ciências Físicas e Químicas. Com isso, o objetivo desse trabalho é apresentar uma Unidade Ensino Potencialmente Significativa como metodologia que pode facilitar o ensino interdisciplinar no ensino das Ciências da Natureza no ensino fundamental, com intuito de superar a abordagem fragmentada do ensino. Este material foi aplicado e analisado numa escola Estadual na cidade de Araranguá (SC) com dezessete alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Foram minitradas o total de doze aulas sobre o sistema respiratório, destacando conceitos químicos, físicos e biológicos sobre o mesmo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade ensino potencialmente significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de desfragmentação do ensino de ciências por meio de uma UEPS sobre o sistema respiratório |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Costa, Samuel |
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