Resumo:
Este trabalho relata uma proposta para inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental para introduzir conceitos de Física Clássica. Tal estudo foi realizado durante dois anos com turmas do último ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Araranguá SC. O
objetivo foi o de procurar despertar uma postura crítica nos educandos por meio da Aprendizagem Significativa, que segundo Moreira (2000) é aquela aprendizagem significativa crítica que permite ao indivíduo fazer parte de sua cultura e concomitantemente estar fora dela. As atividades foram realizadas através de reuniões dos licenciandos para estudo dos conteúdos e após isto a produção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). Todas as UEPS foram utilizadas e avaliadas para procurar identificar a evolução conceitual dos alunos. Os temas de Física Moderna e Contemporânea envolviam Relatividade e Radioatividade, procurou articular abordagem de
conceitos de Física Clássica como ondas, massa, peso, gravidade, luz, eclipses.