Repositório Institucional

Navegação CERFEaD por título

Navegação CERFEaD por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Peliser, Elenice (2015)
    A escola deveria ser por excelência o lugar de formação de leitores e produtores de textos, mas ao analisar o desempenho dos alunos nesses dois quesitos percebe-se o quanto ela está longe dessa realidade. A afirmação de ...
  • Sartor, Nelma Silveira de Oliveira (2015)
    O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da necessidade de formação do professor para que sua atuação junto a Educação de Jovens e Adultos seja eficaz, no sentido de atender a esta demanda social que há tempos não ...
  • Gomes, Kátia (2015)
    Garantir o sucesso de qualquer prática pedagógica exige do profissional a reflexão e planejamento constante de suas atividades. O trabalho do professor precisa ser dinâmico e atraente para seu público, que busca na ...
  • Becker, Helena Viana Fraga (2019)
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu ...
  • Becker, Helena Viana Fraga (2019)
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu ...
  • Carneiro, Julio Cezar (2017)
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê. A partir de uma ...
  • Mota, Israel da Silva (2018)
    Este trabalho analisa as práticas educativas no curso técnico de edificações do campus São Carlos do Instituto Federal de Santa Catarina, identificando os métodos utilizados pelos professores para vincular as atividades ...
  • Pereira, Nilson Cesar do Nascimento (2018)
    O presente trabalho aborda, sob a forma de um processo de observação/intervenção, as relações entre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e os índices de permanência e êxito nas turmas do Programa Nacional ...
  • Oliveira, Jaqueline Regina de (2019)
    Ao olhar para as crianças que possuem necessidades especiais e precisam estar inseridas em um contexto como a escola, observam-se os desafios existentes nos processos de socialização no qual esta criança passa. Assim esta ...
  • Cárdenas, Alfredo Ribeiro (2019)
    Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na transformação de um curso de qualificação profissional presencial de empreendedorismo para a modalidade ...
  • Torinelli, Andressa; Gardin, Simone (2020-05-25)
    Como são pautadas as ações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? Devem ser voltadas ao mercado de trabalho, à formação de simples trabalhadores e mantenedores do modelo societário vigente (desigualdades ...
  • Bunn, Gustavo Alexandre (2019)
    Observa-se que a problemática de uma empresa do ramo automotivo na cidade de Itajaí SC é o treinamento de novos colaboradores, principalmente relacionado ao conhecimento técnico e operacional de máquinas computadorizadas. Esta ...
  • Marques, Sonia Terezinha (2015)
    A avaliação da aprendizagem destaca um olhar mais atento ao ato de avaliar, entender a importância na necessidade de fazê-la corretamente e questionar o seu significado, buscando mostrar que a mesma deve ser um processo ...
  • FRUTUOSO, TOMÉ DE PÁDUA (2020)
    Este trabalho analisa o processo de curricularização da extensão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) Superiores em Tecnologia no IFSC. No Brasil, se pretende que até 10% do total da carga horária dos cursos de ...
  • Autor desconhecido (Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; Centro de Referência em Formação e EAD – CERFEAD; Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, 2015)
    A educação das pessoas, tanto na sociedade como em escolas tradicionais e escolas técnicas, deve nortear a vida e o futuro de uma nação, onde busca-se novos métodos de ensino aprendizagem. Buscar sempre mais, trazendo para ...
  • Dalbosco, Alberto (2015)
    A educação das pessoas, tanto na sociedade como em escolas tradicionais e escolas técnicas, deve nortear a vida e o futuro de uma nação, onde busca-se novos métodos de ensino aprendizagem. Buscar sempre mais, trazendo para ...
  • Fernandes, Arisfeu da Silva (2017)
    O trânsito no Brasil se mostra alvo de constante preocupação por evidenciar o país com seus altos índices de acidentes e vítimas geradas em consequência, resultando em elevado custo social e econômico. Na discussão pela ...
  • FERREIRA, DAIANA DA ROSA (2021)
    Junto à implementação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica houve a criação e a expansão dos Institutos Federais pela lei 11.892/2008, sendo que um dos seus objetivos consiste no desenvolvimento dos ...
  • Coutinho, Juliana Karem Fonseca (2018)
    Para que o Estado possa desempenhar suas funções administrativa, legislativa e judiciária, ele precisa fazer uso de bens e serviços de terceiros, o que ocorre por meio de licitações e contratações guiadas por preceitos ...
  • Santos, Angélica da Cunha dos (2018)
    A pesquisa teve como proposta compreender as práticas avaliativas na educação profissional e tecnológica tendo, primeiramente, como referência as percepções dos alunos. Dentro desse contexto foi analisado um conjunto de ...

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta