Resumo:
O hábito de consumir mel vem de longa data na história da humanidade. O mel é um
produto apícola economicamente importante no Brasil e em diversos outros países.
Para a venda direta do mel ao consumidor, nota-se que não há certeza de qual é a
atribuição dada a sua qualidade no momento da compra. Para tanto, foi realizada a
aplicação de um questionário para consumidores de mel no Estado de Santa
Catarina, para saber quais são as principais percepções que os consumidores têm
no momento da compra. Os resultados observados identificaram como principais
consumidores os do sexo feminino, pessoas com ensino superior completo e com
uma renda familiar acima de 4 salários mínimo. Os principais motivos para o
consumo do mel foram pelas suas características sensoriais, seguido pelo seu uso
como medicamento, em uma frequência de consumo semanal. A aquisição do
produto foi, em sua maioria, diretamente com o produtor e as características
fortemente avaliadas na hora da compra foram, em sequência, o aspecto, cor,
densidade e ausência de cristalização. A embalagem preferida pelos entrevistados
foi a de vidro e de até 500 g. Os resultados obtidos indicam que os consumidores já
consomem o mel como alimento devido às suas características sensoriais, e que o
maior garantidor de qualidade do mel é o produtor. Existe a necessidade de maiores
informações sobre características de qualidade para a escolha do produto, estas
obtidas através de estruturação de cadeia de produção do mel e investimentos em
marketing.