Repositório Institucional

Navegação CERFEaD por título

Navegação CERFEaD por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • EJA 
    Gonçalves, Cristiane Gonçalves Oliveira Branco (2015)
    Este artigo apresenta aspectos históricos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a implantação da Língua Estrangeira (LE) nos currículos escolares do Brasil e estudos sobre metodologias diversificadas no ensino ...
  • Miranda, Silmara Luciane (2015)
    A EJA vivencia nos últimos anos um processo de rejuvenescimento, recebendo a partir de 2010 a presença de jovens adolescentes nas suas salas de aula. Estes adolescentes apresentam um trajetória escolar descontínua, se ...
  • Cittadin, Diego (2015)
    A presença maciça das mulheres na EJA é algo recente, porém, somente a presença das mulheres não é garantia de permanência e êxito delas na EJA. Identificar quais os objetivos das alunas na EJA de Urussanga quando do retorno ...
  • Gonçalves, Simoni Miguel (2015)
    A Educação, de modo geral, sobretudo, a modalidade da Educação dos Jovens e Adultos obteve avanços qualitativos ao longo de sua história, resultado em grande medida dos esforços feitos pelos movimentos sociais no último ...
  • Ullrich, Danielle Regina (2018)
    O tema deste trabalho envolve o desenvolvimento da Extensão na Educação Profissional e Tecnológica, a qual pode ser compreendida como práxis que possibilita o acesso e usufruto, por parte de diversos segmentos sociais, ...
  • Silva, Fernando Mendes Toledo da (2017)
    O presente trabalho de conclusão de curso descreve uma análise do tratamento da problemática da embriaguez ao volante no Brasil. Relata um estudo das Leis que regulamentam a alcoolemia no trânsito, o qual foi dividido em ...
  • Ferreira, Juliana Alexandre (2015)
    Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com uma das turmas do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Criciúma - SC. Teve como foco compreender a proposta da Geografia na EJA e ...
  • Grando, Eloni Teresinha (2015)
    O presente trabalho tem como tema demonstrar como o estudo da Língua Espanhola pode tornar-se atraente e significativo para os alunos da educação de jovens e adultos, EJA, e apresentar uma discussão relacionada com a ...
  • Mota, Elaine Aparecida (2015)
    Esta pesquisa propôs-se a investigar a relevância de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas disciplinas de Ciências e Biologia, nos anos ...
  • Burnagui, Marcos José (2015)
    A pesquisa tem como finalidade, propor algumas expectativas para desenvolver as habilidades do pensar, refletir sobre a realidade humana, como seres que buscamos respostas para as indagações humanas. A finalidade da ...
  • GOMES, Eduardo Alexandre Cazionato (2020)
    ste estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais que priorizem o saber pelo fazer e respeitem as especificidades de aprender ...
  • Schutz, Elizandra (2015)
    A linguagem é um dos aspectos importantes do desenvolvimento humano e resulta do processo de interação com o meio social e físico, com o mundo das pessoas e das coisas. A interação do sujeito EJA no século XXI demanda ...
  • Serafini, Geciane Fatima; Campo, Neidimar Gabriel da (2019)
    O objetivo geral deste artigo é compreender a metodologia do curso de Especialização lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional – TEDPRO e a efetividade de sua prática de ensino, bem como, especificamente, realizar ...
  • Prestes, Luciano Dias (2019)
    O Ensino Híbrido é uma metodologia educacional que contribui na formação de um currículo amparado pelas tecnologias e possibilita dinamizar as aulas e evidenciar o papel do professor como mediador do ensino nas diversas ...
  • Pereira, Gilvan Soares (2020)
    A capacitação dos servidores e gestores públicos é de grande relevância para a administração pública. Contudo, com as dificuldades financeiras pelas quais as instituições atravessam atualmente, e com os constantes cortes ...
  • Paz, Alan Alves (2020)
    O presente artigo teve por objetivo avaliar a percepção dos professores sobre as tecnologias digitais e o uso de metodologias ativas em sala de aula no contexto do ensino remoto nas escolas X e Y em Santa Catarina para ...
  • PEREIRA, LAILA CAROLINE (2021)
    Esta pesquisa buscou compreender como o tema equidade de gênero e empoderamento feminino tem sido incorporado ao cotidiano da mulher trabalhadora e reverberado em sua vida profissional, em uma empresa corporativa de ...
  • Souza, Jaqueline Figueroa Gomes de (2019)
    O surgimento de novas tecnologias aplicadas à educação tem-se mostrado relevante para as demandas de uma educação inclusiva, assim, surgem novas possibilidades para que os professores atuem como mediadores da inserção de ...
  • Almeida, Fernanda Knorst de (2018)
    As compras na Administração Pública são necessariamente precedidas de processos de licitação. As licitações destinam-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa ...
  • RAIZER, KARINA ZAIA MACHADO (2020)
    Os debates sobre educação de surdos nas últimas décadas trouxeram, e continuam trazendo, avanços e desafios que contribuem para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de um grupo que, por muito tempo, foi considerado ...

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta