Repositório Institucional

Navegação CERFEaD por título

Navegação CERFEaD por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Lago, Marlem Marques Dal (2015)
    O presente artigo tem por objetivo apresentar estratégias para a permanência de estudantes no meio rural, trazendo sua realidade de vida, sua caminhada como estudante. Tomamos como base do trabalho, a evasão escolar no ...
  • Lunardi, Emy Francielli (2017)
    Ao longo do século XX, ocorreu a democratização da educação escolar no Brasil de modo que a legislação educacional passou a garantir o direito de acesso e permanência de todos, independentemente de classe social, idade, ...
  • Carvalho, Jaqueline Matos; Domit, Rodrigo (2019)
    A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado à medida que as tecnologias de comunicação tornam-se mais acessíveis e avançam rumo à interatividade. Em 2017, 56,75% das matrículas em cursos de pós-graduação do IFSC se ...
  • Bataglin, Tatiane Paula Casagrande (2015)
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo discutida com mais ênfase após a aprovação da LBD 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. A investigação do presente trabalho se debruça em reflexões sobre ...
  • Felippe, Bárbara Colossi (2019)
    A Educação Profissional e Tecnológica vista dentro da perspectiva da Educação politécnica está ancorada em princípios que se inter-relacionam, entre os quais estão o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como ...
  • Ventura, Juliane Bubniak Ortiz Da Boa (2018)
    Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição da pesquisa cooperativa nos campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para a gestão educacional. Este estudo faz uso dos recursos da pesquisa exploratória, ...
  • Frigotto, Adriana Fátima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC ; Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – CERFEAD ; Curso de Especialização Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, 2015)
    O estudo aborda a relevância do trabalho de rede no acesso à EJA e à educação profissional para as pessoas em situação de rua e tem como objetivo dar visibilidade à atuação da rede. A metodologia utilizada foi a pesquisa ...
  • Kroth, Geóvio (2018)
    Dada a importância do processo de planejamento no cenário atual, tanto para instituições privadas como públicas, realizou-se esse trabalho com o intuito de analisar como se dá o processo de planejamento estratégico e ...
  • Lima, Elisângela Comachio Gonçalves de; Ceolla, Lindamir Sicka (2020-05-26)
    A evasão escolar é uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino, com maior incidência no Ensino Superior, tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância, tendo isso em vista, ...
  • Vale, Fernando Keller do (2019)
    O cinema é uma das sete maravilhas do mundo e nem por isso todos têm acesso às salas de cinema e menos ainda à formação profissional para atuar na frente ou de trás das câmeras. O cineasta Luis Fernando F. Machado, ...
  • ALVES, Dayane (2020)
    Ao se tratar da estruturação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Por intermédio deste instrumento, os gestores e ...
  • Atarão, Cândido Mariano Honeide de Almeida (2020-05-25)
    O presente artigo tem como objetivo identificar como as questões de saúde e qualidade de vida estão sendo trabalhadas dentro de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, identificando desafios na implementação ...
  • Moretto, Vinicius Alencar (2017)
    Considerada a nona causa de mortes em todo o mundo, os acidentes de trânsito matam mais de 1,3 milhão de pessoas e ferem entre 20 a 50 milhões por ano. De acordo com estudos e relatórios da Organização das Nações Unidas ...
  • DALL’IGNA, DHÉBORA MOZENA (2019)
    Há uma grande expectativa em torno dos preceitos da educação a distância (EaD) com a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas modalidades de Educação t ecnológica e Superior. Diversos autores ...
  • Peliser, Elenice (2015)
    A escola deveria ser por excelência o lugar de formação de leitores e produtores de textos, mas ao analisar o desempenho dos alunos nesses dois quesitos percebe-se o quanto ela está longe dessa realidade. A afirmação de ...
  • Sartor, Nelma Silveira de Oliveira (2015)
    O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da necessidade de formação do professor para que sua atuação junto a Educação de Jovens e Adultos seja eficaz, no sentido de atender a esta demanda social que há tempos não ...
  • Gomes, Kátia (2015)
    Garantir o sucesso de qualquer prática pedagógica exige do profissional a reflexão e planejamento constante de suas atividades. O trabalho do professor precisa ser dinâmico e atraente para seu público, que busca na ...
  • Becker, Helena Viana Fraga (2019)
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu ...
  • Becker, Helena Viana Fraga (2019)
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu ...
  • Carneiro, Julio Cezar (2017)
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar as práticas de gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê. A partir de uma ...

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta