CERFEaD: Recent submissions

  • Schutz, Elizandra (2015)
    A linguagem é um dos aspectos importantes do desenvolvimento humano e resulta do processo de interação com o meio social e físico, com o mundo das pessoas e das coisas. A interação do sujeito EJA no século XXI demanda ...
  • Grando, Eloni Teresinha (2015)
    O presente trabalho tem como tema demonstrar como o estudo da Língua Espanhola pode tornar-se atraente e significativo para os alunos da educação de jovens e adultos, EJA, e apresentar uma discussão relacionada com a ...
  • Fraporti, Katiane; Müller, Giane Carla Kopper (2015)
    O tema deste artigo está relacionado à qualidade de vida dos alunos da EJA de São Miguel do Oeste. O objetivo principal está em identificar as vivencias corporais dos alunos da EJA de São Miguel do Oeste relacionado à ...
  • Alexandrino, Thiago Melo (2015)
    Nesse trabalho refletimos sobre a mudança educacional é certa na medida que surgem novas ferramentas. Delimitamos como objetivo: Averiguar se aluno que frequenta a Educação de Jovens e Adultos – EJA no SESI/SC, unidade ...
  • Parrot, Túlio Cícero Saldanha (2015)
    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) oferecem possibilidades inéditas para dinamizar o ensino, favorecendo o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais interativas e abertas à interlocução com diferentes ...
  • Ataíde, Reno Vicente Lima (2015)
    Este artigo se propõe a contribuir para uma reflexão sobre a formação docente para atuação na EJA e a importância de uma formação sólida para o êxito dessa modalidade de ensino. Como percursos metodológicos, o artigo resulta ...
  • Minatto, Zulma Martins (2015)
    Sabe-se que a escola de jovens e adultos EJA, é um espaço vivenciado por alunos de diferentes idades. A presença de jovens neste espaço escolar teve uma maior demanda a partir da década de 90, quando a LDB 9.394/96 fixou ...
  • Karvat, Elenice Aparecida (2015)
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que possibilita o acesso à educação para quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou Médio em idade apropriada por algum motivo e se define pelas especificidades ...
  • Mota, Elaine Aparecida (2015)
    Esta pesquisa propôs-se a investigar a relevância de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas disciplinas de Ciências e Biologia, nos anos ...
  • Dickel, Dirce Margarete (2015)
    A pesquisa teve como propósito investigar quais são os motivos que levam os alunos do ensino regular a abandonarem seus estudos durante a idade certa e mais tarde ingressar na EJA/PROEJA para dar continuidade a seus estudos. ...
  • Cittadin, Diego (2015)
    A presença maciça das mulheres na EJA é algo recente, porém, somente a presença das mulheres não é garantia de permanência e êxito delas na EJA. Identificar quais os objetivos das alunas na EJA de Urussanga quando do retorno ...
  • Cardoso, Denise Aparecida Godoi (2015)
    Este projeto que tem como tema: Evasão escolar e os desafios para alunos, escola e sociedade no contexto da escola municipal Lupércio de Oliveira Koeche de Lages S/C e seu objetivo é conhecer os motivos atuais sobre a ...
  • Silva, Cristiane Cypriano da (2015)
    Atualmente estamos inseridos no mundo digital em que recursos como celular, computador e tablet tornaram-se fundamentais para o trabalho, estudo e atividades sociais. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI - Serviço ...
  • EJA 
    Gonçalves, Cristiane Gonçalves Oliveira Branco (2015)
    Este artigo apresenta aspectos históricos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre a implantação da Língua Estrangeira (LE) nos currículos escolares do Brasil e estudos sobre metodologias diversificadas no ensino ...
  • Bach Neto Junior, Conrado (2015)
    O presente artigo tem por finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages, que teve por objetivo investigar a ...
  • Pereira, Cleide Joaquim (2015)
    Esta pesquisa teve o objetivo de identificar as estratégias didático-pedagógicas que incentivam o aluno a permanecer nesta modalidade de ensino EJA. Foi realizada uma análise qualitativa e descritiva com o intuito de ...
  • Tomaselli, Claudia Kuns (2015)
    O presente estudo teve como principal objetivo identificar os motivos que levam alunos menores de idade a frequentar turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas da rede pública de Canoinhas, do meio rural e ...
  • Rodrigues, Claudeci Castilho (2015)
    O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da introdução da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Básica Profissional), na Escola de Educação Básica ...
  • Strachoski, Cíntia Gregório Ricardo (2015)
    A diversidade de experiências de docência ou em empresas privadas do corpo docente do campus Criciúma suscitou um interesse para essa pesquisa, especialmente quando o foco de análise é dirigido para a possibilidade de ...
  • Biudes, Celma Regina; Agrasso Neto, Manoel (2015)
    A EJA, no Brasil tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, conceito este que vem mudando e, entre os desafios desse tipo de ensino, agora se inclui ...

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta