Repositório Institucional

Navegação CERFEaD por título

Navegação CERFEaD por título

Classificar por: Ordenar: Resultados:

  • Felisberto, Nerilda Vandir (2020-05-25)
    O presente artigo discorre sobre a formação de docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no CEDUP- CEDUP (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo - Criciúma, levando em consideração o processo ...
  • SILVA, STÊNIO SEVERINO DA (2020)
    Este trabalho tem por objetivo principal a construção de recomendações para a formação de professores para a Educação Profissional (EP) de nível médio no Brasil. Há uma especificidade que distingue a formação de docentes ...
  • Fernandes, Rosangela Maria (2015)
    Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos, EJA, priorizando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. Na primeira etapa realizou-se uma pesquisa ...
  • Alves, Amanda Elias (2019)
    O objetivo desta pesquisa é propor uma estratégia de ensino da geografia escolar utilizando a fotointerpretação de imagens ,e, avaliar o processo de interpretação dos estudantes ao visualizar as paisagens no jogo Geoguessr. ...
  • Espíndola, Juliana Pansera (2019)
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa-ação participativa que teve, como objetivo geral, promover a educação e formação das mulheres privadas de liberdade com vistas à possibilidade de seu desenvolvimento profissional, ...
  • Marciniacki, Silvio (2015)
    Este artigo tem como tema a Função Político- Social da Leitura na EJA. Tem como objetivos, identificar, por meio das observações de um questionário com sujeitos da EJA, que estratégias didáticas podem auxiliar no ...
  • Biudes, Celma Regina; Agrasso Neto, Manoel (2015)
    A EJA, no Brasil tem sido associada à escolaridade compensatória para pessoas que não conseguiram ir para a escola quando crianças, conceito este que vem mudando e, entre os desafios desse tipo de ensino, agora se inclui ...
  • SCHULZ, CAROLINA VIVIANA ALAYO HIDALGO (2019)
    Este trabalho tem a finalidade de apresentar as estratégias de gamificação aprendidas pelos professores no MOOC on line, a fim de analisar a possibilidade e viabilidade do uso de jogos e desenhos de projeto gamificados ...
  • Lucca, Daniela de; Costa, Joarez Virgilio da (2019)
    Pensar em ferramentas e práticas que possam desenvolver nos estudantes o prazer pelo processo de aprendizado é um desafio enfrentado pela maior parte dos ambientes educacionais. Para isso este trabalho buscou, por meio de ...
  • Rachadel, Luiz Felipe (2020-05-25)
    O objetivo deste trabalho é averiguar a forma de organização do acervo referente à vida acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) nos campus do Instituto Federal de Santa Catarina ...
  • Carlos, Vilmar Claudio de (2017)
    Este trabalho visa estudar como ocorre o gerenciamento de projetos aplicados na unidade curricular de práticas profissionais, do curso técnico integrado em mecatrônica, do IFSC – Campus Criciúma. Após um embasamento ...
  • Modolon, Elizângela Corrêa; Vitor, Janaína Neves (2020-05-25)
    Este artigo teve por finalidade investigar o conflito nas organizações de trabalho e descreve o conceito de inteligência emocional, tendo em vista a importância do uso inteligente e adequado das emoções no contexto ...
  • MARIANO, EDUARDO BORTOLI (2020)
    A pesquisa sobre a gestão da informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), trata da utilização de um conjunto de estratégias para a obtenção e visualização de dados educacionais com a intenção de refletir ...
  • Costa, Simone (2018)
    O presente artigo tem como tema central a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com o estudo buscou-se analisar a gestão da qualidade de vida por ...
  • Wendling, Angélica; Simioni, Elisete (2020-05-25)
    A qualidade de vida no trabalho é um tema atual, o qual objetiva a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos servidores. Este estudo faz-se importante para as instituições públicas de ensino, tendo em vista ...
  • Martins, Renata de Figueiredo (2018)
    O presente trabalho pretende analisar o processo de gestão de conflito escolar em uma escola do Estado de Santa Catarina, na qual os índices de registros em livros de ocorrência são bastante elevados. O objetivo deste ...
  • Costa, Silvana Richter (2018)
    Na atual contextualização econômica de nosso país, onde os recursos demandam que os gastos públicos sejam realizados de forma planejada e inteligente, várias são as metodologias que possibilitam a racionalização desses ...
  • Lauermann, Daniela (2018)
    A gestão de materiais eficiente dentro das instituições públicas é de fundamental relevância, pois além de suprir as demandas de materiais para as atividades cotidianas, possibilita um uso responsável do orçamento público. ...
  • Kosmann, Jane Denasi Wickert; Santos, Solange Soares dos (2020-05-26)
    Os conflitos dentro de uma instituição é um dos maiores desafios para o gestor, estes podem afetar o clima organizacional, a motivação dos funcionários e como consequência as metas e objetivos, mas também podem agir de ...
  • Guimarães, Margarete Brancher (2019)
    O trabalho tem como objetivo, observar a gestão da equipe educacional do curso técnico em hospedagem, os alunos, professores e orientador de uma instituição escolar pública do estado de Santa Catarina, as normas e os ...

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta